Da pesquisa à compra: Um guia para comprar imóveis com sucesso

guia para comprar imóveis com sucesso

Da pesquisa à compra: Um guia para comprar imóveis com sucesso

Comprar um imóvel é uma das decisões financeiras mais importantes e assustadoras que se pode tomar. Na verdade, tudo o que seja desconhecido gera medo e desconfiança, só sendo mitigado com um grau elevado de conhecimento. Nos tempos modernos, tanto se fala na temática da habitação, na especulação imobiliária e na crescente procura por investimentos imobiliários fica-nos a ecoar na cabeça se estaremos a fazer um bom negócio. Arrepender-me-ei mais tarde da compra deste activo tão dispendioso? Indiferente é, se és um comprador de primeira viagem ou um investidor experiente, uma vez que a pedra de toque é estares devidamente informado sobre todas as etapas e requisitos do processo pelo qual vais passar.

Para te ajudar vamos dar te alguns insights para alcançares os melhores resultados possíveis:

1. Só deves começar a procura por um imóvel quando definires realisticamente o teu orçamento. Não te iludas!

Bem sabemos como é tentador começar a procurar nas plataformas digitais o imóvel que sempre idealizaste. Limita-te ao teu orçamento adicionando ao preço de compra outros custos que também terás que ter em conta. São eles, impostos na compra, taxas administrativas (registos do imóvel e despesas com a escritura). Se optares por financiamento bancário conta com as taxas do próprio banco bem como o imposto sobre o financiamento bancário. Ademais, também deves sempre considerar os custos de condomínio, custos de manutenção do imóvel, seguros e impostos anuais sobre o imóvel.

Com recurso ao financiamento bancário aconselhamos a só começares a procura com uma pré-aprovação do crédito bancário. Analisa as diferentes opções de crédito habitação disponíveis no mercado. Pede várias simulações em vários bancos para comparar taxas de juro e condições. A pré-aprovação de crédito pode ajudar a definir melhor o seu orçamento. Lembra-te que teres uma pré-aprovação é fundamental para te sentires no seguro no momento de assinar o contrato promessa de compra e venda.

2. Define que tipo de imóvel procuras

Se um apartamento, moradia, propriedades comerciais ou terrenos. Analisa as características absolutamente essenciais que não poderás prescindir daquelas que não te importavas de abdicar.

3. Decide com rigor a localização que procuras.

A localização do imóvel é das características que mais influencia o seu valor e a sua valorização futura. Avalia com exatidão a área onde pretendes comprar, e as áreas envolventes, a maior ou menor proximidade de escolas, o acesso a transportes públicos, serviços e lojas, e não menos importante avalia a segurança e o potencial de desenvolvimento da zona.

4. Analisa sempre a documentação legal do imóvel com o teu solicitador ou alguém habilitado para o efeito.

Garante que o imóvel está livre de ónus e encargos, que os proprietários têm legitimidade para vender, se se encontra pendente alguma ação judicial e se as áreas e informações predial e matriciais se encontram devidamente regularizadas.

5. Faz uma inspeção prévia e avaliação do imóvel antes de assinares o CPCV:

Identifica possíveis problemas ocultos, como defeitos estruturais, infiltrações ou instalações antigas defeituosas e, se acordares com o vendedor avançar com o CPCV, mesmo antes dos defeitos serem corrigidos, garante que a descrição dos mesmos, a responsabilidade pela sua resolução e os prazos associados ficam bem descritos no contrato

DICA: aproveita a visita e solicita também uma avaliação por um perito certificado em que podes confirmar se o valor de venda é justo e razoável.

6. Negociação e Proposta/aceitação do preço.

Como em qualquer negociação há skills que são valiosas nesta fase como ter alguma sensibilidade para perceber se haverá lugar a negociação ou não. Conversa com o proprietário ou com o consultor imobiliário para perceber se existe flexibilidade no preço definido. Não hesites em negociar o preço se fizer sentido naquele negócio. Mas também não percas um excelente negócio porque o preço não foi negociável. Imprescindível será teres feito um estudo de mercado prévio que te trará mais segurança para definires se o preço está adequado ao que procuras.

7. Análise do CPCV

Do ponto de vista legal é a fase mais relevante na compra de qualquer imóvel. É o momento por excelência em que ficam definidos, por escrito, todos os termos e condições que vigorará naquela relação jurídica.

8. Outorga da Escritura de Compra e Venda/Documento Particular Autenticado

Se existir financiamento bancário e a avaliação tiver sido suficiente, podemos avançar para a marcação da Escritura de Compra e Venda ou DPA. Via de regra, em caso de financiamento só nesta fase é que há uma validação oficial da documentação legal.

9. Procura ajuda se não estás devidamente esclarecido!

Se não compreendes ou tens dúvidas sobre algumas destas fases podes procurar-nos e agendar uma Consulta de Assessoria Imobiliária onde te esclareceremos e justificamos muitas destas observações.

Permite-me dizer-te que não existem imóveis perfeitos, por vezes será necessário comprometeres algumas características em detrimento de outras. Se eventualmente perceberes que as tuas escolhas não foram as mais acertadas, não te preocupes, há sempre um PLANO B. No pior cenário tens sempre a possibilidade de vender e comprar outro imóvel porque os erros são as portas para a descoberta. Na verdade, não é o erro em si que importa, mas sim a forma como escolhemos aprender e crescer com ele.

Já sabes, contacta sempre o teu solicitador ou advogado e obtém a assessoria jurídica que mereces.

Entre em contacto


Partilhar o Artigo:
×